domingo, 6 de fevereiro de 2022

Cadernos de Saúde Pública


A Revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva. O seu principal objetivo é fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.

Todos os artigos submetidos a Revista Cadernos de Saúde Pública são criteriosamente avaliados pelo Conselho Editorial, composto pelas Editoras-Chefes e pelos Editores Associados, respeitando a diversidade de abordagens, objetos e métodos de distintas perspectivas disciplinares que caracterizam o campo. Originalidade, relevância e rigor metodológico são os principais aspectos considerados na avaliação editorial. Periódico Qualis B1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Cadernos de Relações Internacionais

 


A Revista Cadernos de Relações Internacionais está vinculada ao Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) e tem por objetivo estimular a produção acadêmica de alunos de graduação da PUC-Rio e de outras faculdades brasileiras na área de Relações Internacionais e em disciplinas afins nas áreas de ciência social e humanidades. Periódico Qualis A4.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

REVISTA ARGUMENTUM (ARGUMENTUM JOURNAL OF LAW)


A Revista Argumentum é um periódico dirigido à comunidade acadêmica da área do direito e afins. Em sua missão de divulgar o conhecimento científico, visa fornecer subsídios para que seus leitores possam expandir e aprofundar seus conhecimentos teóricos e aplicados sobre as mais diversas e importantes questões jurídicas que envolvem o Estado e as relações empresariais. Nesse sentido, abrange as pesquisas que dizem respeito ao desenvolvimento em sentido amplo, a partir do papel a ser desempenhado pela empresa, tendo por norte as novas demandas provenientes da sociedade brasileira. Periódico Qualis A3.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Argumenta Journal Law (Argumenta Revista Jurídica)


A Argumenta Journal Law, de periodicidade semestral, destina-se à publicação de textos originais de Ciência Jurídica, Ciências Sociais Aplicadas, e Ciências Humanas, que estejam dentro de suas linhas editoriais (JURISDIÇÃO, DIREITOS FUNDAMENTAIS E EFETIVIDADE DA JUSTIÇA; FUNÇÃO POLÍTICA DO DIREITO E TEORIAS DA CONSTITUIÇÃO; e  DIREITOS E VULNERABILIDADES), com o propósito de difundir, em nível nacional e internacional, as reflexões dos pesquisadores de temas relacionados com a Justiça e a Exclusão Social.

O Conselho Editorial recomenda que os trabalhos que lhe forem encaminhados sejam inéditos. Preferencialmente serão publicados artigos, resenhas de obras recentes (publicadas último ano), resumos de dissertações e teses, e entrevistas relacionadas com as linhas editoriais. Os autores cedem os direitos autorais dos artigos publicados para o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da UENP. Periódico Qualis A4.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

ANTARES: Letras e Humanidades

 

ANTARES: Letras e Humanidades foi criada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a revista eletrônica ANTARES: Letras e Humanidades tem como propósito contribuir para o desenvolvimento dos estudos sobre Literatura e Linguística, bem como incentivar, por meio da divulgação de trabalhos inéditos, pesquisas no âmbito da cultura a partir de diferentes disciplinas. Periódico Qualis A2.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Analytica - Revista de Filosofia



A revista Analytica tem por política editorial publicar unicamente artigos e resenhas inéditos que satisfaçam a um elevado padrão de qualidade e rigor. O nome da revista não significa nenhuma opção doutrinal ou temática, embora reflita uma compreensão da filosofia como uma forma de discurso baseada na preocupação de argumentar e tornar claros os conceitos.

Acreditamos que se pode afirmar, sem prejulgar nem antecipar qualquer posição filosófica particular, que o pensamento filosófico é, ou pelo menos envolve, a análise conceitual e a argumentação. Não é por outra razão que as palavras “análise” e “analítica” estão ligadas às mais diversas concepções de filosofia. Dos Analíticos de Aristóteles à Analítica Transcendental kantiana, da análise intencional praticada por Husserl à Analítica Existencial praticada por Heidegger, para não falar da corrente filosófica contemporânea que se autodenomina analítica, a preocupação em desvelar e avaliar os pressupostos conceituais de nossos discursos teóricos e práticos parece ser uma meta comum a todas as orientações filosóficas.

Naturalmente, cada qual procura alcançá-la à sua maneira, mas sempre, em todo caso, argumentativamente, isto é, de tal sorte que a discussão e o diálogo entre os filósofos sejam possíveis. É sob a égide desse espírito do entendimento filosófico por meio da discussão argumentada que a Analytica é publicada. Periódico Qualis A2.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista da AJURIS

 



A revista publicará artigos selecionados dentro da principal área temática “Democracia, Judiciário e Sociedade”, além de outras linhas de pesquisa vinculadas ao Centro de Pesquisa da Escola Superior da Magistratura, mas voltados à matéria da jurisdição estadual no Brasil seja em termos de aportes doutrinários crítico-teoréticos, seja na perspectiva dogmático-prática de elevada qualidade. Os artigos serão publicados em uma das seguintes seções: a) doutrina nacional; b) doutrina estrangeira; c) jurisprudência selecionada e comentada; d) notas e resenhas de livros.

O conjunto do material publicado pela Revista deverá ser inédito, excetuando-se as traduções daqueles publicados em outros países, desde que não publicadas em qualquer outro meio físico ou eletrônico no Brasil.

Seu público-alvo são os magistrados, estaduais e federais, os pesquisadores e os operadores do Direito em geral. Periódico Qualis B1

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

DEVELOPING WORLD BIOETHICS


Bioethics
 is the companion journal to Developing World Bioethics and provides a forum for well-argued articles on the ethical questions raised by current issues such as: international collaborative clinical research in developing countries, organ transplants and xenotransplantation, ageing and the human lifespan, AIDS, genomics, and stem cell research.

Bioethics é a revista que acompanha a Developing World Bioethics e fornece um fórum para artigos bem argumentados sobre as questões éticas levantadas por questões atuais, como: pesquisa clínica colaborativa internacional em países em desenvolvimento, transplantes e xenotransplantes de órgãos, envelhecimento e expectativa de vida humana, AIDS, genômica e pesquisas com células-tronco. Periódico Qualis A4.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Direitos Culturais

 


A Revista Direitos Culturais, editada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (Mestrado e Doutorado) da URI, Campus de Santo Ângelo, classificada como B1 pelo Qualis Periódicos da CAPES. A Revista Direitos Culturais tem como missão disseminar conhecimento sobre as relações entre Direito e Cultura, estimular a reflexão e o debate e promover o desenvolvimento e a capacitação de operadores jurídicos e sua interação com os processos de realização da cidadania. Periódico Qualis B1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.


DIREITO E DESENVOLVIMENTO

 


Revista Direito e Desenvolvimento, do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado, do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, é uma publicação semestral, editada desde 2010, veiculada na versão eletrônica (ISSN-e 2236-0859) e impressa (ISSN 2177-0026), tem como compromisso a difusão de pesquisas de docentes e pesquisadores da sua instituição, bem como de demais autores nacionais e internacionais.

O periódico possui estrato A4 de periódicos do Programa Qualis da Capes.

O intuito da Revista é colaborar com a interação da doutrina e da jurisprudência, auxiliando na composição de conhecimentos jurídicos comprometidos com a realidade atual, sobretudo brasileira, no que concerne à temática Direito e Desenvolvimento, e suas áreas afins.

Foco e Escopo
O título escolhido para o periódico reflete a área de concentração que tem orientado a pesquisa docente desta instituição, ou seja, sua linha editorial abrange estudos relacionados à temática Direito e Desenvolvimento a partir das linhas de pesquisa do Programa. O objetivo da revista é a publicação de artigos científicos de docentes e autores nacionais e internacionais, realizando uma interface entre o Direito e Desenvolvimento.

1ª Linha de Pesquisa: Direito e Desenvolvimento Sociopolítico Sustentável
2ª Linha de Pesquisa: Direito e Desenvolvimento de Mercado Sustentável

Periódico Qualis A4.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

DUC IN ALTUM CADERNOS DE DIREITO

 


A Revista Duc in Altum – Cardernos de Direito é editada pelo Centro de Investigação em Perspectivas de Historicidade do Direito no Estado – CIHJur.  A linha editorial objetiva a publicação de artigos de natureza científica, pesquisas e trabalhos que sejam inéditos no Brasil e se enquadrem dentro da seguinte temática: Critérios para o Tratamento e Delimitação do Objeto do Direito: entre a Historicidade das Ideias e os Contornos Contemporâneos. É preponderante para a publicação do trabalho, além da adequação temática que o trabalho venha a contribuir para o desenvolvimento da ciência jurídica e da reflexão sobre o Direito e se adeque às normas editoriais. Periódico Qualis A4.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Dissertatio de Filosofia

 




A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2017, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais. Periódico Qualis A2.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.


Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas


Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicasclassificada como B1 pelo Qualis Periódicos da CAPES, tem como objetivo atuar como instrumento de propagação das reflexões e construções do conhecimento acerca dos Novos Direitos, estimulando o debate, o questionamento e o desenvolvimento dos processos formativos dos operadores e investigadores jurídicos, como forma de integração entre a universidade e o mundo da vida voltada para a potencialização dos processos de constituição da cidadania e da democracia, dirigindo-se tanto ao público acadêmico, como a profissionais e de outras áreas jurídicas e sociológicas.  Periódico Qualis C.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Dois Pontos (UFPR)


 


A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

Sua política de seleção de artigos segue as normas de avaliação por pares; sua periodicidade semestral tem sido respeitada sem exceções, bem como têm sido respeitadas as exigências referentes aos periódicos - número de artigos por número, seleção por qualidade dos trabalhos, contemplação das diversas regiões do país, presença de autores internacionais e nacionais de relevância na área, abertura para novos autores segundo os critérios de avaliação citados, distribuição e permuta nacionais.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação. Periódico Qualis A2.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.


Em Tempo

 


Revista Em Tempo abre chamada de artigos para o número especial de comemoração dos 20 anos do Mestrado em Direito do Centro Universitário Eurípedes de Marília – UNIVEM. O número especial terá como temas:

  • DIREITO E ESTADO NA ERA DIGITAL
  • EDUCAÇÃO E PESQUISA JURÍDICA NA CONTEMPORANEIDADE

A Revista Em Tempo é o periódico semestral, Qualis Capes B1, mantido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, aberto à publicação de artigos inéditos, sendo a exigência com relação aos autores que pelo menos um entre eles possua o título de Doutor. Não há limitação do número de coautores. Os trabalhos são aprovados, para publicação, pelo sistema duplo cego. Periódico Qualis B1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Educação e Pesquisa


Educação e Pesquisa é uma revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Aceita para publicação artigos inéditos na área educacional, resultantes de pesquisas de caráter teórico ou empírico, ou de revisões da literatura, caracterizadas por diálogo consistente com o campo educacional e a área de estudos a que se filiam, pelo detalhamento do trabalho conceitual e metodológico, pela explicitação dos processos analíticos, bem como pela relevância das contribuições para o desenvolvimento dos conhecimentos em Educação. 
Tem sido editada ininterruptamente desde 1975, originalmente como Revista da Faculdade de Educação, e com o título atual desde 1999. Passa a ser uma publicação apenas on-line em 2017. A partir de 2018, é editada de forma contínua em volume único anual. Seu volume se encontra organizado em seções, que reúnem, especificamente, artigos, entrevistas, traduções, editorial, entre outros gêneros. Os artigos podem ainda ser reunidos em seções temáticas, em função das proximidades de tratamento de temas que se evidenciem como de especial interesse numa determinada conjuntura. Periódico Qualis A1.


Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Direito em Debate

 


A revista DIREITO EM DEBATE é uma publicação do Curso de Graduação em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, tendo como orientação constituir-se num espaço para a veiculação de artigos, ensaios e resenhas que tenham como pano de fundo a estudo crítico e interdisciplinar do Direito.

Salvo em casos excepcionais, os artigos não devem ultrapassar vinte e cinco (25) laudas, os ensaios quinze (15) laudas e as resenhas dez (10) laudas. A decisão sobre a publicação de artigos cabe aos editores com base nos pareceres de dois (2) avaliadores designados ad hoc. Para garantir o sistema Blind Review no processo de análise dos trabalhos recebidos para publicação pede-se que a identificação de autoria dos trabalhos seja removida do arquivo e da opção Propriedades no Word.

Os Editores da Revista reservam-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista. As opiniões expressadas nas publicações são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente expressam a opinião da revista. O(s) autor(es) cede(m) os direitos autorais do(s) seu(s) trabalho(s) publicado(s) na revista Direito em Debate à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, bem como autoriza(m) a sua reprodução em outros meios impressos e/ou eletrônicos. Periódico Qualis B1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Direito e Liberdade




O ambiente sociocultural vivido na contemporaneidade remete a um sistema de valores e a um conjunto de características, as quais o tornam um período marcado por fortes contrastes, o que é particularmente evidenciado quando se analisam os níveis de desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e científico, as desigualdades sociais, o acesso à informação, os avanços da informática e dos meios de comunicação, as relações diplomáticas, comerciais e de consumo. Reflexo disso é o dinamismo e o escopo globalizante das instituições modernas, derivadas da separação do espaço e do tempo. As relações tornam-se impessoais, entre “ausentes”.

Uma tal complexidade exige, da Ciência e dos cientistas e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, uma postura que permita penetrar na estrutura do real e construir-lhe significados que possibilitem compreendê-lo e explicá-lo adequadamente, através de criteriosas investigações de ampla gama de problemas postos, diuturnamente, pelas novas contexturas, cada vez mais voláteis.

Ciente da atual contextura que a modernidade perpassa, e imbuída do espírito crítico e da necessidade de fomentar o debate e incentivar a pesquisa e a manifestação do pensamento, aprimorando-se o saber em torno de questões de relevância científica e social, a Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), através da Coordenação da Região Oeste, abraçou, em 2005, o empreendimento de lançar o primeiro espaço jurídico ao debate acadêmico, na cidade de Mossoró, RN.

A RDL-ESMARN – REVISTA DIREITO E LIBERDADE é um periódico científico quadrimestral (a partir do ano 2013) publicado pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), ininterruptamente, desde o ano de 2005.

A RDL-ESMARN busca incentivar a produção científica, em especial na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, além de pretender representar um espaço qualificado de divulgação do conhecimento, não só da área jurídica, mas, nas áreas afins, como, por exemplo, as coirmãs Filosofia, Sociologia e Ciência Política, principalmente no âmbito do Desenvolvimento, Meio Ambiente e Cidadania; Violência de Gênero; e Produção e Aplicação do Direito.

Publicam-se, pois, artigos e relatos de pesquisas inéditos de autores pesquisadores, docentes e discentes, principalmente na área jurídica, cujo objetivo primordial é promover a pesquisa científica e o estudo crítico do Direito.
A Linha Editorial da Revista Direito e Liberdade centra-se, primordialmente, nas linhas dos Grupos de Pesquisa da ESMARN e da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a saber, Núcleo de Estudos em Meio Ambiente, Cidadania e Processos Coletivos (NEMA) e Núcleo de Estudos Sobre Violência de Gênero (NEVIG), que são os seguintes:

a) Desenvolvimento e Meio Ambiente: discute os diferentes paradigmas que orientam o pensamento jurídico contemporâneo em torno da problemática ambiental, principalmente três concepções teóricas, convencionalmente denominadas de antropocentrismo clássico, biocentrismo e antropocentrismo moderado. Trata da relação homem-natureza e problematiza o uso de tecnologias, técnicas e instrumentos no manejo dos recursos naturais, de maneira a preservar a integridade do meio ambiente, e os padrões definidos pelo direito objetivo, além da tutela constitucional do ambiente.

b) Cidadania e Processos Coletivos: aborda as questões relacionadas a cidadania, compreendida como competência humana para ser sujeito de direitos, em plenas condições de atuar em sociedade, além de ser capaz de participar e influir nos destinos da sociedade (DEMO, Pedro. Cidadania tutelada e cidadania assistida. Campinas, 1995; CARLOS SOBRINHO, Aurinilton Leão. Apontamentos para um conceito jurídico de cidadania. Direito e Liberdade. Mossoró: v. 1, p. 31-72, 2005), e qualificada como direito fundamental de quarta geração, consistente no atributo pessoal, na faculdade e, sobretudo, na capacidade de participar e influir nos atos de Poder, com fundamento no princípio democrático e no regime jurídico de participação (CARLOS SOBRINHO, 2005). Abrange os novos direitos (metaindividuais) e o desenvolvimento do Processo Coletivo, fundamental à tutela dos direitos e interesses metaindividuais.

c) Violência de Gênero: debate problemas relacionados ao gênero, que, em meio à sociedade, constitui-se como um mecanismo apto à percepção das diferenças existentes entre homem e mulher, delimitando a esfera de exercício de poder de ambos. Está a envolver, portanto, questões relativas à identidade masculina e feminina, abrangendo sexualidade, afetividade e valores socioculturais do homem, da mulher e das diversas relações que se estabelecem entre ambos, inclusive a violência.

d) Produção e Aplicação do Direito: preocupa-se com os diferentes modos de produção do Direito e com a relação deste com a sociedade. Trabalha, dentre outros, temas como eficácia e efetividade do Direito, fontes do Direito, Direito e transformações sociais.

e) Teoria do Direito, Hermenêutica e Principiologia Jurídica: trata da construção científica do conhecimento jurídico e seus diversos desenvolvimentos, profundamente marcados pelo ambiente de incertezas, característicos de um período de transição, vivido atualmente no campo do Direito. Superada a dicotomia Jusnaturalismo-Juspositivismo, fala-se hoje em Pós-Positivismo e em Nova Hermenêutica, exatamente para se demarcarem as novas posturas exigidas aos juristas e aos profissionais da área jurídica, diante da realidade ora posta, em que a lógica, em sua pureza abstrata, perde espaço para os ideais de concretização dos direitos fundamentais. Neste contexto, põem-se, diante dos juristas contemporâneos, questões antes apenas pensadas em termos de ficção científica, por exemplo a clonagem e a manipulação genética de organismo, dos contratos impessoais e crimes virtuais possibilitados pela Rede Mundial de Computadores, entre tantas outras questões inerentes ao atual estágio de desenvolvimento.

Não obstante, a RDL é contrária a restrições de ordem teórico-metodológicas, e, por isso, aceita as mais diversas abordagens (teóricas e metodológicas) e tendências, inclusive interdisciplinares. É necessário, todavia e evidentemente, que tais estudos estejam relacionados à Linha Editorial e possuam rigoroso marco teórico-metodológico.

Portanto, é com muita honra que a equipe da Coordenação da Região Oeste da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte disponibiliza o acesso livre ao público da RDL-ESMARN. A todos os nossos colaboradores, àqueles que nos enviaram trabalhos para publicação, assim como aos que nos incentivaram, moral e financeiramente, na realização deste projeto, o nosso muito obrigado. Periódico Qualis B1. 

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Direito & Paz

 



Revista Direito & Paz, em parceria com outras Instituições de Ensino e de Pesquisa brasileiras e estrangeiras, constituir-se-á como um veículo de estímulo à produção científica, abrindo espaço para o diálogo sobre temas vinculados à seguinte Área de Concentração “Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos”. Assim, recebe contribuições científicas que auxiliem na compreensão dos Fundamentos Doutrinários, Históricos, Jusfilosóficos e Normativos que possibilitem a idealização de Políticas e Mecanismos de Efetivação e Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos, relacionados às seguintes temáticas:

1) Direitos Sociais, Econômicos e Culturais;

2) Direitos de Titularidade Difusa e Coletiva.

Revista Direito & Paz, vinculada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unisal, destina-se à publicação de trabalhos que, pelo seu conteúdo, possam contribuir para a formação e o desenvolvimento científico jurídico, além da atualização do conhecimento na área e linhas temáticas anteriormente especificadas.  Periódico Qualis B1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.