quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Revista de Direito Econômico e Socioambiental

 

Revista de Direito Econômico e Socioambiental, fundada no ano de 2010, é um periódico científico quadrimestral, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR (http://www.pucpr.br/ppgd). Tem como escopo principal a publicação e difusão de artigos jurídicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros sobre temas das linhas de pesquisa do PPGD-PUCPR, e ser lida por pesquisadores, professores e estudantes de Direito de diferentes países interessados em Direito Econômico e Socioambiental, por meio da publicação de artigos em inglês, espanhol, português, italiano e francês. A linha editorial da revista segue a temática das Áreas de Concentração e respectivas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR: 1. Direito Econômico e Desenvolvimento: 1.1. Estado, Economia e Desenvolvimento; 1.2. Direitos Sociais, Desenvolvimento e Globalização; 2. Direito Socioambiental e Sustentabilidade: 2.1. Estado, Sociedades e Meio Ambiente; 2.2. Justiça, Democracia e Direitos Humanos. Periódico Qualis A2.
Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista de Direito Civil Contemporâneo - RDCC (Journal of Contemporary Private Law)

 


A RDCC nasce com um amplo objeto temático, compreensivo das áreas tradicionais do direito civil, mas que inclui também a história do direito privado, o direito comparado, o direito romano, o ensino jurídico e direito privado, o direito privado e direitos fundamentais, o direito privado e novos direitos, o direito civil e relações de consumo, o direito autoral, o direito da propriedade industrial, além das relações do direito civil com instituições e conceitos do direito do trabalho, do direito processual, do direito comercial e do direito internacional privado. A internacionalização, o comparatismo, a crítica legislativa, o diálogo com a jurisprudência e, acima de tudo, o pluralismo de ideias e de visões do direito civil darão o norte a essa nova Revista, que chega para se somar a periódicos tradicionais e respeitáveis no campo do direito privado. Na base da RDCC está o conceito de um direito civil contemporâneo e do esforço de diversos grupos de pesquisa, ligados a universidades brasileiras e estrangeiras, que se orientam pelo rigor metodológico e pela abertura para diferentes concepções sobre o estatuto epistemológico, os princípios e a função da lei na interpretação do direito civil. A contribuição dessas instituições universitárias e de seus investigadores ocupa espaço de centralidade na política editorial da RDCC. Periódico Qualis A2.
Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.




segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Philósophos - Revista de Filosofia

 



A Revista Philósophos publicou seu primeiro exemplar em 1996. Desde então temos tido como objetivo publicar material bibliográfico inédito e argumentativo na área de filosofia e promover o debate filosófico. Os trabalhos publicados pela Philósophos são sempre de autores dedicados a Pesquisa em Filosofia e que sejam doutores nessa área no Brasil e no exterior. A publicação é semestral, sob a responsabilidade da Faculdade de Filosofia (FAFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás.


Periódico classificado como Qualis A2.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui

Revista Opinião Pública

 



Opinião Pública é uma revista acadêmica de publicação de artigos nacionais e estrangeiros sobre teoria e metodologia em opinião pública, comportamento social e político, cultura política e democracia, estudos de mídia, eleições e representação política. Publicada desde 1993 pelo CESOP - Centro de Estudos de Opinião Pública, da Universidade Estadual de Campinas, ao lado dos temas da ciência política contemporânea internacional, Opinião Pública abrange os vários temas e objetos das ciências sociais segundo metodologias e métodos específicos. 

Opinião Pública é uma publicação quadrimestral, publica artigos em português, espanhol e inglês, e recebe artigos durante todo o ano, em sistema de fluxo contínuo, que são avaliados pelo Conselho Editorial e encaminhados para a revisão por pares às cegas.


Periódico classificado como Qualis A1

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui

Revista Estudos Feminista (REF)

 




A REF é um periódico de publicação quadrimestral que objetiva divulgar cientificamente textos originais em português, inglês e em espanhol, sob a forma de artigos, ensaios e resenhas, sobre gênero, feminismos e sexualidades, que podem ser tanto relativos a uma determinada disciplina quanto interdisciplinares em sua metodologia, teorização e bibliografia. Os textos publicados contribuem para o estudo das questões de gênero, sendo provenientes de diversas disciplinas: história, sociologia, antropologia, literatura, estudos culturais, ciência política, medicina, psicologia, teoria feminista, semiótica, demografia, comunicação, psicanálise, relações internacionais, entre outras.


Periódico classificado como Qualis A1

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui

Revista de Análise Econômica do Direito (Economic Analysis of Law Review)

 


A Revista de Análise Econômica do Direito (Economic Analysis of Law Review), criada como um veículo de disseminação de estudos teóricos e empíricos, com alto grau de exogenia, aborda novas e antigas questões jurídicas sob um prisma inovador.  Trata-se de publicação com amplo espectro, tanto do ponto de vista metodológico, quanto de objeto de estudo, seus artigos exploram aspectos inusitados de questões jurídico-políticas pelo emprego de tradicionais disciplinas econômicas como a microeconomia, a Teoria dos Jogos, a econometria e a Teoria da Escolha Pública (Public Choice), além de disciplinas mais recentes como economia comportamental, ou mesmo de outras áreas como a sociologia e a biologia evolucionária, sem deixar de conter abordagens jurídicas com alto grau de complexidade. O recebimento de manuscritos é feito em fluxo contínuo de submissões.

A Revista de Análise Econômica do Direito é pautada na firme compreensão de que a análise econômica do direito está se tornando cada vez mais importante na identificação e resolução de questões jurídicas relevantes. O escopo da revista está no estreitar do diálogo nacional e internacional entre juristas, economistas e cientistas sociais.  Com este objetivo e tendo em vista que a AED é aplicável a contextos sociais, políticos e econômicos muito distintos, a EALR nasceu multilíngue, aceitando trabalhos em português, espanhol, inglês, alemão, francês e italiano. Esperamos que a flexibilidade investigativa e linguística funcione como um catalisador para o diálogo entre essas diversas áreas, na compreensão de importantes fenômenos jurídico-sociais.

Periódico classificado como Qualis A2.
Tenha acesso gratuito ao periódico AQUI


Revista Civilistica.com - Revista Eletrônica de Direito Civil

 



Lançada em agosto de 2012, originalmente com periodicidade trimestral, civilistica.com representa o esforço conjunto de estudiosos de diferentes gerações em prol da criação de um repositório online de material acadêmico de excelência, com o objetivo de facilitar o acesso e aumentar a difusão de instrumentos adequados à apreensão das cada vez mais velozes transformações do direito civil contemporâneo. A revista reúne artigos, trabalhos acadêmicos, pareceres, comentários à jurisprudência, resenhas, indicações bibliográficas, vídeos e links eventuais, selecionados para fornecer instrumentos atuais e criativos em prol do processo de reestruturação do direito civil em torno de seu valor maior: a tutela da pessoa humana.

Periódico classificado como Qualis A2.
Tenha acesso gratuito ao periódico AQUI

Revista CADERNO CRH

 



O CADERNO CRH – é uma revista de Ciências Sociais que aceita a colaboração livre de textos inéditos de reconhecido interesse acadêmico e atualidades das Ciências Sociais, na forma de artigos, ensaios bibliográficos e resenhas. A partir de 2020, o volume 33 da revista passou a veicular os textos na forma de Publicação Contínua, exclusivamente on-line, com um único volume anual. Cada volume deverá publicar três Dossiês sobre temas específicos, organizados por autores de reconhecida experiência acadêmica e que represente contribuição original ao debate científico, sendo todos os textos submetidos ao processo de revisão pelos pares. Além do Dossiê, comporão o volume, artigos de livre submissão que não terão necessariamente vinculação aos temas dos dossiês e resenhas.

Periódico classificado como Qualis A2.
Tenha acessgratuito ao periódico AQUI

Revista Anuário Antropológico

 



Anuário Antropológico é uma revista quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB). Publica artigos originais, conferências, entrevistas, ensaios visuais e bibliográficos, resenhas de livros e filmes, e outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas de qualidade, diálogos teóricos relevantes e perspectivas analíticas diversas. A Revista publica textos em português, inglês, espanhol ou francês. Os artigos selecionados pela Equipe Editorial são submetidos a pareceristas externos em regime de duplo anonimato.

Periódico classificado como Qualis A2.
Tenha acesso gratuito ao periódico AQUI

Antropolítica – Revista Contemporânea de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFF

 



A Antropolítica – Revista Contemporânea de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense é uma revista científica que tem como objetivo a publicação de artigos e resenhas relevantes para o campo da Antropologia e áreas afins, qualificada como A2 pela Capes desde 2013.
Com periodicidade quadrimestral, cada número é composto por um Dossiê temático, organizado por um docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, uma seção de artigos de temática livre, uma seção intitulada de Olhares Cruzados, com o propósito de abrigar artigos que contribuam para a reflexão sobre diálogos internacionais, uma seção intitulada Trajetórias e Perspectivas, voltada para a publicação e divulgação de artigos e ensaios que abordem reflexões sobre o fazer antropológico, a partir das experiências e trajetórias de antropólogos brasileiros e estrangeiros, bem como do histórico de constituição e/ou consolidação de áreas ou campos de pesquisa no Brasil e em outros países. A seção pode incluir trabalhos oriundos de memoriais, entrevistas, ensaios, homenagens, entre outros artigos e/ou ensaios, que permitam conhecer e discutir perspectivas específicas do campo da Antropologia e das Ciências Sociais. E, por fim, uma seção composta por resenhas.


Periódico classificado como Qualis A2.
Tenha acesso gratuito ao periódico AQUI

ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura

 



ANAMORPHOSIS Revista Internacional de Direito e Literatura é uma publicação científica eletrônica, semestral, multilingue e de fluxo contínuo, vinculada à Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL) e cujo objetivo é divulgar artigos nacionais e estrangeiros, originais e inéditos, oriundos de pesquisas voltadas à produção de um conhecimento interdisciplinar na área de estudos e investigações em Direito e Literatura.

Os artigos ou trabalhos inéditos serão publicados em português, com tradução em inglês, e em espanhol, inglês, francês, italiano e alemão, com tradução em português, devendo sempre passar pelo corpo de pareceristas que atua no sistema double blind peer review.

Embora seja característica típica deste sistema às cegas, reitera-se que durante o processo de avaliação não será revelado o nome do autor aos pareceristas, nem os nomes destes ao autor.


Periódico classificado como Qualis A2.
Tenha acesso gratuito ao periódico AQUI

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Visualidades (UFG)

 

A Revista Visualidades é uma publicação de demanda contínua do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, com um volume por ano. Seu objetivo é a publicação e divulgação de trabalhos originais e inéditos – em português, espanhol, inglês e francês. Escopo: questões relativas à cultura, arte, visualidades e educação, sob a forma de artigos, entrevistas, ensaios visuais, resenhas e dossiês. As contribuições deverão ser inéditas. Periódico Qualis A2.
Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista de Filosofia Aurora

 


A Revista de Filosofia: Aurora é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo. O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas. Sua missão é publicar trabalhos da área de Filosofia que contribuam para a reflexão contemporânea no aperfeiçoamento do processo de humanização. O objetivo da revista é publicar trabalhos originais e inéditos que promovam a difusão de estudos e pesquisas nas diferentes áreas da Filosofia. Sua visão é consolidar-se como revista referência para área de Filosofia, especialmente nas áreas de compõem as linhas de investigação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia: Ontologia e Epistemologia; Ética e Filosofia Política; e Filosofia da Psicanálise. Periódico Qualis A2.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos

objetivo da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos, publicada por Conectas, é influenciar a agenda global de direitos humanos, produzindo, promovendo e divulgando pesquisas e ideias inovadoras, principalmente do Sul Global, na prática de defesa dos direitos humanos. A Revista Sur é uma publicação de livre acesso para um público on-line e impresso de mais de 20.000 pessoas, em mais de 100 países.
Publicada pela primeira vez em 2004 com o intuito de aprofundar e fortalecer os vínculos entre acadêmicos e ativistas do Sul Global e aumentar a sua participação no debate global, a Revista Sur tem evoluído continuamente. Periódico Qualis C.
Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Pistis&Praxis - Teologia e Pastoral


A missão da Revista Pistis&Praxis - Teologia e Pastoral é socializar a produção de conhecimento teológico, tanto na sua especificidade (bíblico-teológica e histórica) quanto no que resulta de seu diálogo com outras ciências, tais como a Educação, a Psicologia, Filosofia, Antropologia, Sociologia e Bioética e as Ciências da Religião. Seu objetivo é publicar trabalhos originais e inéditos que promovam a difusão de estudos, pesquisas e documentos relativos à área de Teologia, com ênfase em Pastoral, abordando temas emergentes capazes de suscitar a troca de informações, bem como o debate de questões nesse campo de conhecimento. Tem como visão consolidar-se como revista de referência para a área de teologia pastoral e nos estudos interdisciplinares em religião. Periódico Qualis A2.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Opinião Jurídica



A Revista Opinião Jurídica tem periodicidade quadrimestral e, a partir de 2017, passou a ser veiculada apenas por via eletrônica. O periódico atende aos padrões internacionais, de acordo com o governo brasileiro, o qual lhe outorga estrato A2 no ranking de periódicos do Programa Qualis da Capes. É um periódico da área do Direito, que tem como intuito a divulgação de pesquisas científicas de excelência, com alto grau de exogenia (de pelo menos 75%), observadas as linhas de pesquisa da revista: Constituição, Estado e Sociedade; Direito, Acesso à Justiça e Solução de Litígios; Direito, Estado e Acesso ao Desenvolvimento; Epistemologia Jurídica, Metodologia Jurídica e Editoria Jurídica; Teoria Política e do Direito. Periódico Qualis A2.
Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.


Revista do Direito (Santa Cruz do Sul)




A Revista de Direito da Universidade de Santa Cruz está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Santa Cruz do Sul, e foi criada no ano de 1994 na versão impressa, com o objetivo de disseminar o conhecimento e as reflexões relacionadas ao Direito. A missão da Revista é criar um espaço democrático de debate acadêmico, norteado pela excelência da produção científica, e, para melhor atender a este objetivo, em 2013 ela aderiu ao formato virtual, com acesso é livre e gratuito, permitindo assim que o seu conteúdo esteja ao alcance de todos. São publicados três números por ano, sendo então quadrimestral a sua periodicidade, com um número que compreende os meses de janeiro a abril; o segundo número compreende maio a agosto, e o terceiro e último, entre setembro e dezembro. A partir de 2015 a Revista passou a publicar 25 artigos por ano, sendo os dois primeiros números compostos por 8 artigos, e o último, com 9 artigos. Todos esses três momentos são abertos espaços para artigos de autoria de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Periódico Qualis A3.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista de Informação Legislativa (RIL)


A Revista de Informação Legislativa (RIL) é uma publicação trimestral, produzida pela Coordenação de Edições Técnicas do Senado Federal. Publicada desde 1964, a Revista tem divulgado artigos inéditos, predominantemente nas áreas de Direito e de Ciência Política e Relações Internacionais. Sua missão é contribuir para a análise dos grandes temas em discussão na sociedade brasileira e, consequentemente, em debate no Congresso Nacional. Periódico Qualis A2.
Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI)


Decana das revistas brasileiras de relações internacionais, a Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI) foi fundada no Rio de Janeiro em 1958, na era das iniciativas diplomáticas do Governo Juscelino Kubitschek, como a Operação Panamericana e a integração latino-americana. A Revista assistiu e participou intelectualmente do lançamento da denominada Política Externa Independente, assumindo desde logo um papel de relevo na cultura política e acadêmica do Brasil. Transferida para Brasília em 1993, a RBPI continua a desempenhar o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas de diplomacia brasileira e de relações internacionais, constituindo uma memória escrita sobre a política externa brasileira e uma fonte de referência fundamental para toda e qualquer pesquisa sobre as relações internacionais contemporâneas e sobre a inserção internacional do Brasil nas últimas cinco décadas. A RBPI é um veículo de periodicidade semestral, dedicado ao debate sobre relações internacionais contemporâneas, em múltiplas perspectivas. A revista é veiculada exclusivamente on line na Coleção Scielo Brasil, adotando o modelo de publicação continuada. A RBPI foi publicada pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais entre 1958 e 2020, quando a organização foi extinta. Desde então, a Revista passou a ser editada pelo Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui .

Acesse todas as edições pelo Scielo aqui.

Revista Brasileira de Políticas Públicas


A Revista Brasileira de Políticas Públicas é um periódico acadêmico da área jurídica que tem como finalidade constituir instrumento de veiculação de trabalhos científicos e doutrinários que abordem questões jurídicas da contemporaneidade e, ainda, aspectos da interação entre Direito e Políticas Públicas. Direciona, portanto, seu objeto de interesse a questões referentes a governabilidade, integração, participação cidadã, desenvolvimento e outros temas envolvendo o Estado, a Sociedade e o Direito. Sendo assim, a proposta de linha editorial a ser seguida pela Revista Brasileira de Políticas Públicas é apresentada a partir de três áreas fundamentais, que se subdividem: (1) Democracia, Políticas de Estado e de Governo e seus aspectos jurídicos: tendências do Direito Constitucional e do Direito Administrativo; teoria das políticas públicas; sistema de governo; sistema eleitoral e cidadania; sistema de partidos e reforma constitucional; (2) Políticas Públicas de desenvolvimento econômico e social e suas interfaces com o Direito: políticas de desenvolvimento econômico e produção local/regional, desenvolvimento sustentável e meio-ambiente, desenvolvimento humano e planejamento da ação governamental; (3) Avaliação em políticas públicas: teorias de avaliação em políticas públicas, metodologia de avaliação de políticas públicas e políticas de desenvolvimento, metodologia de analise jurídica de políticas públicas, resultados de análise em políticas públicas, pesquisa em políticas públicas setoriais. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista de Direito Internacional (RDI)


A Revista de Direito Internacional (RDI) foi criada como instrumento de vinculação de trabalhos acadêmicos relacionados a temáticas tratadas pelo Direito Internacional Público e Privado e possui avaliação Qualis A1. Na busca pelo desenvolvimento e construção de visões críticas a respeito do Direito Internacional, a RDI possui sua linha editorial dividida em dois eixos: (1) Proteção internacional da pessoa humana: abrange questões referentes ao direito internacional ambiental, direito humanitário, internacionalização do direito, além de pesquisas sobre a evolução do direito dos tratados como forma de expansão do direito internacional contemporâneo; e (2) Direito Internacional Econômico: abrange questões referentes aos sistemas regionais de integração, direito internacional econômico e financeiro e solução de controvérsias comerciais e financeiras. Os números da revista serão temáticos. Objetiva-se aumentar o interesse pelo periódico e seu impacto na área. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Brasileira de Estudos Políticos (RBEP)


Desde o lançamento de seu primeiro número em dezembro de 1956, a Revista Brasileira de Estudos Políticos (RBEP) revela a sua vocação como arena da discussão científica que privilegia idéias, doutrinas, problemas e institutos abordados criticamente. A linha editorial da RBEP é de intensa interdisciplinaridade, abrindo os saberes jurídicos para os humanísticos, tanto em dimensão clássica quanto em dimensão social, tornando-se espaço de publicação e veiculação de ideias jurídicas, que dialoguem com questões políticas, filosóficas e sociais. A RBEP pretende oferecer espaço para reflexões sobre o poder e o Estado, seja em seu aspecto dinâmico – quando então sobressaem as idéias próprias do Pensamento Político –, seja em seu aspecto institucional, quando se converte em objeto do Direito. Por isso mesmo, artigos de natureza puramente jurídico-dogmática ou descritiva não são aceitos pela RBEP, que procura oferecer um locus qualificado para discussão de temas que exigem abordagens diferenciadas e metodologias inovadoras, capazes de fazer frente aos desafios que a contemporaneidade impõe à convivência política. Assim, são bem vindos artigos que permitam a interação em saberes e sobretudo que dialoguem com outros artigos já publicados ao longo da profícua história da Revista. A retomada de artigos anteriores permite o revisitar e aprimorar de ideias construindo um caminho de discussões. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Brasileira de Direito


A Revista Brasileira de Direito, inicialmente elaborada pelo Curso de Direito da IMED – Faculdade Meridional – Passo Fundo/RS. A partir do ano de 2013, passou a estar vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da IMED. A revista serve de referência a divulgação das pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional de interesse dos programas de pós-graduação stricto sensu, em afinidade às linhas de pesquisa da revista. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Revista Direitos Fundamentais & Democracia



Com periodicidade quadrimestral, a Revista Direitos Fundamentais & Democracia pretende fomentar o debate acadêmico sobre o tema dos Direitos Fundamentais e da Democracia. A RDFD é mantida pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil, instituição de educação superior sediada na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. O UniBrasil possui Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado na área de concentração “Direitos Fundamentais e Democracia”, com avaliação Nota 4 pela Capes. Periódico classificado como Qualis A1.

Acesse gratuitamente o periódico aqui.

Revista Direito GV



A Revista Direito GV é uma publicação acadêmica da FGV Direito SP em formato online (ISSN 2317-6172) com periodicidade quadrimestral. A Revista publica artigos, resenhas e traduções inéditos (nacional ou internacionalmente) com as mais diversas abordagens teóricas e metodológicas, inclusive artigos interdisciplinares, de pesquisa aplicada ou que se enquadrem nos campos de pesquisa Direito e Desenvolvimento (law & development), Direito e Sociedade (law & society) e Direito e Economia (law & economics). Ademais, recebe trabalhos sobre Direito nacional, internacional e global; Teoria, Sociologia, Filosofia e História do Direito e sobre ensino jurídico. Periódico classificado como Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Direito e Práxis



 A Revista Direito e Práxis é uma publicação acadêmica trimestral, vinculada à linha de pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito do PPGDir/UERJ. Seu objetivo é a difusão de trabalhos acadêmicos voltados às áreas de Teoria e Filosofia do Direito, Sociologia Jurídica e Filosofia Política, bem como de pesquisas interdisciplinares fundadas em metodologias e abordagens de caráter crítico. A revista recebe e publica trabalhos em português, inglês e espanhol. Periódico classificado como Qualis A1.

Acesse gratuitamente as edições do periódico aqui.

Revista Brasileira de Direito Animal


A Revista Brasileira de Direito Animal nasceu em 2006, sendo a primeira do gênero na América Latina. É vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos dos Animais, Meio Ambiente e Pós-modernidade (NIPEDA) do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da UFBA. Bioética e direitos dos animais é a linha editorial da Revista, e qualquer trabalho encaminhado para publicação deverá ser inédito no Brasil. A sua importância não está apenas no fato de ser a primeira revista na América Latina dedicada aos direitos dos animais. Ela logo se tornou um foro de debate e pesquisa internacional, contribuindo de forma significativa para a evolução do pensamento em direção ao reconhecimento dos direitos dos animais. Nela já foram publicados artigos sobre o especismo, o status jurídico dos animais, o habeas corpus para os grandes primatas, o abolicionismo animal e outros temas inovadores, que vieram introduzir novas teorias nesse ramo do Direito. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Brasileira de Ciências Sociais (Rev. Bras. Ci. Soc.)




A Revista Brasileira de Ciências Sociais (Rev. Bras. Ci. Soc.) é uma das principais revistas interdisciplinares no âmbito das ciências sociais no Brasil e responde à missão de veicular a produção acadêmica de ponta nas três grandes áreas que conformam tanto o corpo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) quanto a própria tradição das ciências sociais: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. A Revista abarca a diversidade temática caracteristicamente ampla dessas áreas, bem como sua correspondente pluralidade metodológica e de desenvolvimento teórico e conceitual. Ocasionalmente, a Revista acolhe artigos oriundos de outras áreas, quando claramente dedicados a travar interlocução com a produção de conhecimento nas ciências sociais. Com o intuito de contribuir à circulação da produção nacional e internacional de conhecimento relevante para as ciências sociais, a Revista veicula regularmente resenhas. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD)



A Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) da UNISINOS é uma publicação quadrimestral (abril, agosto e dezembro) que tem por finalidade divulgar artigos científicos, artigos de reflexão e resenhas cujo conteúdo afine-se com as seguintes temáticas gerais: (1) Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos; e (2) Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização. Os artigos ou trabalhos inéditos serão publicados em português, inglês ou espanhol. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa


A Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa publica trabalhos originais vinculados a quatro grandes áreas temáticas: (a) Ciências do Comportamento e Neurociências; (b) Psicologia do Desenvolvimento e Escolar; (c) Psicologia Clínica e Cultura; e (d) Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Os manuscritos devem se enquadrar nas seguintes categorias: Estudos empírios, revisão da literatura, artigos teóricos, artigos metodológicos, relato de experiência profissional, comunicação breve, carta ao editor, nota técnica e resenha. Notícias também podem ser publicadas, a critério do Editor. Desde 2017, adotou integralmente o formato de publicação continuada dos manuscritos submetidos. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Pensar – Revista de Ciências Jurídicas


A Pensar – Revista de Ciências Jurídicas foi fundada pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza (Unifor), no ano de 1992. Consolidou a sua importância acadêmica a partir das relevantes discussões científicas que tem conduzido, seja no campo do Direito ou das disciplinas afins, em conformidade com a linha editorial. Destina-se à divulgação de artigos científicos, resultados de pesquisa, ensaios, traduções e resenhas, mediante publicação trimestral sob versão digital de acesso livre pelo portal de revistas eletrônicas da Unifor. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Novos Estudos Jurídicos – NEJ


A Revista NOVOS ESTUDOS JURÍDICOS - NEJ é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, que tem por missão promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes áreas: “Constitucionalismo e Produção do Direito” e “Direito e Jurisdição”. A Linha Editorial aceita artigos científicos que coincidam com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (Univali) e que se resumem nas seguintes: Principiologia Constitucional e Política do Direito; Estado, Transnacionalidade e Sustentabilidade; Constitucionalismo e Produção do Direito; Direito e Jurisdição; e Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade. Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Nomos - Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC)



A NOMOS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC) tem sido, desde sua criação em 1978, um eficaz instrumento de exposição das contemporâneas discussões do Direito realizadas em seu contexto, através de seus articulistas, nacionais e estrangeiros. Tem como escopo a divulgação da produção científica vinculada aos eixos temáticos do PPGD/UFC, a saber: a) a implementação dos direitos fundamentais e as políticas públicas (participação política no Estado democrático; políticas públicas e direitos fundamentais); e b) a tutela jurídica dos direitos fundamentais (efetividade da função jurisdicional do Estado; teoria da Constituição). Periódico Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista de Investigações Constitucionais



Revista de Investigações Constitucionais, fundada no ano de 2014, consiste em periódico científico eletrônico de acesso aberto e periodicidade quadrimestral promovido pelo NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Seu Conselho Editorial é composto por renomados juristas vinculados a instituições de ensino superior do Brasil, Alemanha, Áustria, Argentina, Austrália, Chile, Estados Unidos da América do Norte, Espanha, Itália, Irlanda e Venezuela. A linha editorial segue o eixo de concentração das atividades de pesquisa do NINC, com enfoque para o estudo crítico do Direito Constitucional e das instituições jurídico-políticas, sob o enfoque da democracia, da intervenção estatal, dos direitos fundamentais e das teorias da justiça, conferindo-se especial relevo aos temas inseridos no ponto de conexão entre o Direito Constitucional e outros ramos jurídicos afins, tais como o Direito Eleitoral, o Direito Administrativo e a Teoria do Estado. Periódico classificado como Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais

 


A Revista de Direitos e Garantias Fundamentais é um periódico científico, de acesso aberto, gratuito e eletrônico, com periodicidade quadrimestral. É mantido pela Faculdade de Direito de Vitória e coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais da FDV. Periódico classificado como Qualis A1.

Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Veritas

 



Veritas – Revista de Filosofia da PUCRS é a primeira revista da instituição, criada em 1955. Inicialmente, era Revista da Universidade, tornando-se, com o passar do tempo, a Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Atualmente, é a revista do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, indexada nos principais sistemas, nas plataformas e bases de dados nacionais e internacionais. As publicações são disponibilizadas em fluxo contínuo e recebem colaborações na área de Filosofia, segundo a temática do respectivo número, e contribuições interdisciplinares. Periódico classificado como Qualis A1.


Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.

Revista Veredas do Direito

 



Revista Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, de periodicidade quadrimestral, aponta em seu subtítulo dois elementos: direito ambiental e desenvolvimento sustentável. Direciona, portanto, seu objeto de interesse justamente para temáticas diretamente relacionadas às áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara - ESDHC: (1) Direito Ambiental e (2) Desenvolvimento Sustentável  Periódico classificado como Qualis A1.


Tenha acesso gratuito ao periódico aqui.